sábado, 27 de junho de 2009

Alterações climáticas







As alterações climáticas são uma realidade e são provocadas em grande parte pelo Homem.
Actualmente são libertados para a atmosfera quase o dobro dos gases responsáveis pelo Efeito de estufa(CO2, NOx(óxidos de azoto))do que nos anos 70.Nunca antes foram registados niveis tão altos. O aumento da emissão desses gases poluentes irão provocar indirectamente um aumento de temperatura, com isto a temperatura média anual do planeta tambem aumentará. E as consequencias são tão diversas quanto dramáticas.
Todos os subsistemas terrestres são afectados(atmosfera,criosfera,hidrosfera,biosferae geosfera.
Uma vez que os subsistemas terrestre são sistemas abertos,interagem entre si, existindo trocas de matéria e de energia, ora uma vez que um extimulo externo pode provocar desequilibrios num dos subsistemas, todos os outros também entrarão em desequilibrio.
Algumas das consequencias mais sentidas são o aumento de temperatura dos oceanos e da atmosfera, degelos no ártico,desertificação,secas, inundações devido à subida do nivel médio das águas marinhas, alterações de relevo, da circulação de correntes maritimas do Golfo, o aumento de furacões.
Para evitar a degradação de ecossistemas diversos, é necessário que o ser humano ( principal "culpado") mude de atitude abandonando a visão que tem no planetaterra como um sistema aberto,utilizando a matéria e energia do planeta como se fossem recursos infinitos; e adoptar antes um modelo de desenvolvimeno sustentável, que visa a realização de das necessidades humanas actuais, sem comprometer a realização das necessidades das gerações futuras. Isto porque o Homem não pode viver sozinho no nundo, não pode apenas trabalhar consigo e para si!Proteger a nossa "casa" é um dever de todos e não apenas de alguns!

DoraCarolo
fontes:
- wikipedia
- divulgarciencia.com

PAB

wave _ Foz

Dora_Foto: João Mateus

Rodrigo_Foto: João Mateus

Uma ajudinha ?!

ice time !

Tiago_Fur_PAB

Mário_PAB

Piscas_PAB

Chico_PAB

Hugo Decio_PAB

Ivan_PAB

Gui_PAB

ARS_Foz