domingo, 28 de junho de 2009

Casal dos patos -----» Risco geológico





A zona do casal dos patos é talvez uma das zonas costeiras do concelho da Lourinhã que apresenta maior risco no que diz respeito à integridade física das pessoas e à perda de bens materiais, devido à sua proximidade com as zonas balneares da Praia Da Areia Branca, para onde se deslocam todos os anos milhares de banhistas.
As arribas desta zona são constituídas por litologias brandas, como margas, argilas e arenitos com origem no jurássico superior.
O facto de as arribas serem constituídas por rochas pouco densas, facilita a erosão mais acelerada das mesmas, através dos ventos Norte (forte-moderado), próprios desta zona ou das tempestades que se verificam com o vento sul.
Por diversas vezes existiram relatos de derrocadas neste local, que poderiam afectar a integridade física do ser humano, e acabaram mesmo por causar prejuízos materiais na casa construída no topo da arriba (casa do casal dos patos).

DoraCarolo

Problema -----» alimentação da costa


A construção de barragens (impede a chegada de sedimentos às praias) e a retirada de areias para as actividades humanas são duas das causas do empobrecimento das praias em areias.
Na nossa zona os canhões da Nazaré e de Sintra, também são uma causa dos problemas de alimentação da costa que se têm vindo a verificar.1
A Praia da Areia Branca assim como toda a costa oeste ficam precisamente entre estes dois canhões o que faz com que não haja uma renovação tão eficiente de sedimentos, logo uma alimentação deficiente das praias.
Outra das preocupações a este nível são as obras de protecção das praias e arribas, que resolvem o problema da sedimentação deficiente num determinado local, mas acabam por agravar ainda mais esse problema em outros locais. Este tipo de obras são importantes não só para as praias mas também para as populações aí fixadas no que diz respeito ao desenvolvimento económico (ex:Portos de Pesca) mas não são as soluções ideais a longo prazo para a resolução do problema aqui falado.

1 – o canhão da Nazaré é o maior desfiladeiro submarino da Europa, tem uma extensão de cerca de 200km e chega a atingir os 5000m de profundidade.


DoraCarolo

Erosão e alimentação da costa




A costa é um ambiente de transição entre o continente e o oceano. Por se encontrar neste limiar, apresenta grandes índices de meteorização e erosão devido aos agentes de geodinâmica externa, como a acção mecânica das ondas e do vento.
Os rios são muito importantes no abastecimento das praias. Os rios através da meteorização e erosão nas suas margens, arrastam sedimentos e estes são seleccionados granulometricamente ao longo do rio. Os sedimentos mais grosseiros e densos não sofrem uma acção de transporte tão intensa ao longo do tempo, depositando-se a montante do rio, pelo contrário os sedimentos mais pequenos sofrem um maior transporte durante o mesmo tempo, depositando-se a jusante. Estes sedimentos iriam alimentar as praias juntamente com os sedimentos que são erodidos das arribas.


DoraCarolo

zonas costeiras - risco geológico


P. da Areia Branca

A degradação dos ecossistemas marinhos





Os ecossistemas marinhos são riquíssimos e diversificados, funcionando como fonte de alimento e de sustento para milhares de pessoas em todo o mundo.
Um dos principais problemas que atingem os ecossistemas próximos do litoral é precisamente a concentração populacional. No caso dos corais (seres frágeis e belos, próprios de águas tropicais pouco profundas e com pouco hidrodinâmico, encontrando-se uma enorme variedade de espécies marinhas à superfície, onde abunda mais oxigénio) a sua destruição é provocada pela exploração de mergulhadores e turistas que retiram material para vender ou coleccionar, mas principalmente pela poluição das águas dos próprios oceanos. Outro fenómeno recente é o branqueamento dos corais, que é atribuído a um aumento de temperatura da água provocada pelo aquecimento global.
Mais de 80% da poluição oceânica vem do continente, trazida pelos rios, chuvas e ventos. Entre os principais poluente, estão: agrotóxicos utilizados em plantações, plásticos, latas , metais, madeiras, resíduos industriais como metais pesados( chumbo, mercúrio, cobre, estanho)esgotos laçados sem tratamento.
Mas também existe uma elevada contaminação devido às actividades humanas no mar: óleo e petróleo derramados devido a acidentes com navios-tanques, lixo radioactivo depositado por alguns países no fundo do mar e materiais de pesca.
Muitos desses poluentes trazem consequências devastadoras e irreversíveis para as cadeias alimentares. Peixes e outros animais ficam contaminados com pesticidas e resíduos industriais, transmitido para os animais de um nível trófico superior na cadeia alimentar, uma vez que o homem de encontra no topo da cadeia alimentar, este também acaba por ser contaminado, uma contaminação que é irreversível, já que os metais pesados não são eliminados do nosso organismo.

DoraCarolo

fontes:

wikipedia.com