domingo, 28 de junho de 2009

Problema -----» alimentação da costa


A construção de barragens (impede a chegada de sedimentos às praias) e a retirada de areias para as actividades humanas são duas das causas do empobrecimento das praias em areias.
Na nossa zona os canhões da Nazaré e de Sintra, também são uma causa dos problemas de alimentação da costa que se têm vindo a verificar.1
A Praia da Areia Branca assim como toda a costa oeste ficam precisamente entre estes dois canhões o que faz com que não haja uma renovação tão eficiente de sedimentos, logo uma alimentação deficiente das praias.
Outra das preocupações a este nível são as obras de protecção das praias e arribas, que resolvem o problema da sedimentação deficiente num determinado local, mas acabam por agravar ainda mais esse problema em outros locais. Este tipo de obras são importantes não só para as praias mas também para as populações aí fixadas no que diz respeito ao desenvolvimento económico (ex:Portos de Pesca) mas não são as soluções ideais a longo prazo para a resolução do problema aqui falado.

1 – o canhão da Nazaré é o maior desfiladeiro submarino da Europa, tem uma extensão de cerca de 200km e chega a atingir os 5000m de profundidade.


DoraCarolo

Sem comentários:

Enviar um comentário